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quinta-feira, 27 de maio de 2010

Materiais e Recursos para ELearning (MREL)

Temática III: Produção de Recursos Educacionais Abertos

A.Exploração de ferramentas e serviços que possibilitam a criação e publicação de Recursos Educacionais Abertos.
As ferramentas/serviços que pesquisei e que me permitiram a elaboração e publicação de Recursos Educacionais Abertos foram as seguintes:
Slideshare, Vuvox, Gogster, Prezi, Go!Animate, Voice Thread, Screencast, Toonlet Web, youtube, Wix, Diigo, Goggle Docs, Delicious, Wikispaces, Blogger.

B. Reflexão sobre as temáticas estudadas nas UCs deste primeiro semestre e escolha de um tópico a tratar.
Fazendo uma breve reflexão sobre as temáticas estudadas, começo por referir o Módulo de Ambientação online, o qual nos deu a possibilidade de conhecer bem o ambiente virtual de aprendizagem, onde está a ter lugar a nossa formação, assim como familiarizarmo-nos com as ferramentas de comunicação e com os modos específicos de comunicar em ambiente online. No meu caso houve uma série de aprendizagens importantes, das quais gostaria de destacar a plataforma virtual do Second Life. Tenho vindo a usar com alguma frequência, pois para mim, a ideia de que do outro lado estão pessoas reais, é algo que acho fascinante e que nunca tinha perspectivado deste modo.

1- Comunicação Educacional (CE)- temas tratados:

• O que é a Presença? Quais os diversos tipos de Presença? (Presença Física, Co-Presença, Presença Social, etc.)
• Quais as diversas definições de Presença Social?
• Como varia a Presença nos diversos media? (Por exemplo, num filme, numa videoconferência, numa comunicação assíncrona num Forum).
• Como se expressam e manifestam as emoções em contextos de comunicação mediada por computador?
• Qual a relação entre os aspectos sociais e sócio-emocionais e os aspectos cognitivos e de aprendizagem num ambiente online?
• Como se investiga e como se mede a Presença Social?


Reflexão: O objectivo desta Unidade Curricular foi o de nos introduzir no estudo do campo específico da Comunicação Educacional Mediatizada e em particular da Comunicação Mediada por Computador em contextos de educação online. Por um lado, permitindo-nos analisar diferentes tipos de comunicação mediatizada em função do modo de simbolização, do grau e tipo de interactividade, das exigências cognitivas colocadas aos sujeitos e do contexto psico-sociológico e cultural em que se processa a mediatização da comunicação. Por outro lado, permitiu-nos identificar factores sociais, relacionais, emocionais e cognitivos que afectam os processos de comunicação mediatizada em ambientes virtuais de aprendizagem.

2- Educação e Sociedade em Rede (ESR)- temas tratados:

• Sociedade em Rede
• Cibercultura
• O positivo e o negativo da realidade virtual.
• Autenticidade e Transparência Online
• Partilha e a co-produção do conhecimento

Reflexão: esta Unidade Curricular permitiu-nos distinguir a noção de sociedade em rede do conceito corrente de sociedade da informação e do conhecimento. Esta sociedade em rede (virtual) é aqui referido como sendo um dos aspectos fundamentais da nova cibercultura, formada a partir do caos gerado pela internet, mas que possibilita uma grande diversidade de contextos formativos numa sociedade que tem de se reinventar. Haverá questões tidas como positivas, assim como haverá um grande número de questões tidas como negativas, que nos leva necessariamente a mais duas questões importantes: a questão da autenticidade e da transparência.

3- Processos Pedagógicos em ELearning (PPEL)- temas tratados:

• Liberdade Cooperativa
• Técnicas de Ensino Online
• Transparência online
• Auto e hetero-avaliação.

Reflexão: esta Unidade Curricular permitiu-nos obter uma base partilhada de conhecimento, skills e valores que são essenciais na pedagogia do eLearning, independentemente da área de saber de cada um dos mestrandos. Os trabalhos realizados deram-nos uma visão do que é o trabalho cooperativo realizado online, levando-nos necessariamente para as questões da autenticidade e da transparência. Qual é o nível adequado de transparência que se deve ter em ambientes virtuais? Questão interessante, mas para a qual ainda não há respostas para todas as situações.
Os trabalhos práticos realizados permitiram-nos aprender/aperfeiçoar os nossos skills na criação de LO (Learning Objects).

4- Materiais e Recursos para ELearning (MREL)- temas tratados:

• REA – encontrar, usar, misturar, licenciar
• Repositórios/fontes de REA
• Ferramentas para elaboração/Publicação de REA

Reflexão: esta Unidade Curricular permitiu-nos compreender o significado de Recursos Educacionais Abertos (REA). Estes REA que numa primeira fase pareciam simplesmente fáceis de entender, mas que numa segunda fase deixaram simplesmente de ser tão fáceis, o que se tornou um grande desafio. O resultado é bastante positivo. Penso que o trabalho colaborativo aqui foi importante, apesar de nem sempre ser fácil.
Reflexão geral: Devo dizer que estou muito satisfeito com as aprendizagens que tive até agora, sendo no meu caso uma enorme quantidade e variedade, mas que sinto alguma frustração (culpa minha) devido à falta de tempo (queixa generalizada dos Portugueses ), sentindo ao mesmo tempo algum cansaço.
Gosto de tudo o que é prático e que me faz pensar na utilidade que pode ter perante os alunos. Aprendi, na minha actividade, que a razão de ser dela são os alunos. Associo o nosso dia a dia ao ao vídeo que vi sobre: “A vision of students today”. Eles são considerados multi-tasked persons porque após a contagem de horas das diferentes actividades o número de horas diário ultrapassa as 26 por dia (fazem mais do que uma coisa ao mesmo tempo durante alguns momentos do dia).
No nosso caso a designação será apenas bi-tasked teachers: 4 horas diárias com os alunos mais 14 com os mais variados documentos para preencher/planificar, mas em que das 14 horas, 13 horas e 45 minutos o aluno nunca entra, não está presente!!!
Começo, finalmente, a perceber a importância da cibercultura e, devo confessar, que o que me levou a esta mudança foi toda a aplicação prática que vejo neste curso, sendo ele mesmo baseado em práticas cooperativas das quais se “sentem” os resultados, isto é, são palpáveis.

C. Apresentação de uma proposta de trabalho:

Estou a ponderar realizar um trabalho no Hot Potatos, ferramenta que me seduz pela facilidade de uso, utilidade, variedade de opções, leveza na plataforma, esteticamente podendo ser muito apelativa.
Hot Potatoes contém um pacote de seis programas, que possibilitam a criação de 6 tipos de exercícios interactivos para a Web.
O programa aceita caracteres portugueses e pode ser completamente configurado para a nossa língua, assim como quase todos os aspectos do interface (cores, tipo de letra, etc.). Outro dos aspectos que me seduz é a possibilidade de configurarmos a nossa caixa de correio em todos os exercícios que preparamos, obrigando o aluno a registar o seu nome, sendo enviado o exercício automaticamente para a nossa caixa de correio, assim que o aluno chegue ao final do mesmo.
O Hot Potatoes é gratuito para educação bastando preencher um formulário no site do programa.

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