A minha Lista de blogues

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Recursos Educacionais Abertos

Após uma análise dos REA propostos por todos os colegas, e depois de uma enorme dificuldade em saber o modo como os utilizar (que me parecia tão simples numa primeira fase) decidi-me pelos seguintes:



Razões para a minha escolha, e adequação a uma das turmas que tenho (CEF):

a) Plataforma com uma qualidade notável estando disponível gratuitamente sem qualquer limitação;

b) Baseada em experiências pessoais, tanto de adultos, como de jovens, que poderão funcionar como modelos;

c) Saídas profissionais diferentes, para diferentes tipos de alunos, com os mesmos problemas de sempre;

d) Análise contrastiva entre o que foi o sistema de ensino, com o actual sistema de ensino, baseado nas novas tecnologias;

e) Percepção que o mundo está a mudar rapidamente, mas que infelizmente o sistema de ensino não está a acompanhar;

f) Utilização de um jogo que me parece ter uma utilidade pedagógica interessante.


Esta plataforma seria usada em momentos diferentes:


Primeiro momento:

a) Numa primeira fase usaria este recurso como motivação, com um exercício de listening comprehension, ouvindo fundamentalmente os alunos aqui representados que falam das suas experiências/dificuldades/barreiras, mas também sucessos;

b) Ouviríamos as experiências descritas pelos adultos que, ao contrário do que ouvimos muita vez dizer: “Assim não vais longe; se não estudares não vais ser ninguém na vida, etc.”, Sir Richard Branson é aqui um exemplo, entre outros que aparecem, que se pode ter muito sucesso na vida, tendo apenas de canalizar as energias para termos sucesso.

c) Ouviríamos os alunos novamente num exercício de note taking, para fixar a informação que achassem mais importante.

d) Baseando-se nas notas tiradas, os alunos teriam de escrever algo sobre eles.


e) Depois de corrigido o texto escrito por eles, lido várias vezes, seriam criados vídeo-clips com os alunos a representar essa informação, sendo depois colocados numa página criada para o efeito: http://cefesob2009.no.sapo.pt/

Segundo momento: porque os jovens do CEF são na maior parte das vezes alunos complicados, sem saberem bem o que fazer na vida, o jogo que aqui é apresentado pode servir a nível de alguma orientação e motivação para permitir escolhas/definições que poderão ser úteis no futuro.



Segunda escolha: http://www.prof2000.pt/users/ammpc/ccdi/ingles_tti2/


O programa Hot Potatoes permite a construção de exercícios com conteúdos seleccionados pelo professor.
Hot Potatoes é um conjunto de cinco ferramentas, desenvolvido especificamente para fins educativos pela equipe da University of Victoria Humanities Computing and Media Centre. As cinco ferramentas possibilitam a elaboração de cinco tipos básicos de exercícios interactivos utilizando páginas da Web. O programa permite a inclusão de links, textos de leitura, imagens e arquivos de media no material produzido. As actividades criadas com o programa Hot Potatoes podem ser adequadas a qualquer tópico em estudo e servem para introduzir novos conhecimentos ou para reforçar e recordar conteúdos já trabalhados.

Os tipos de exercícios do programa Hot Potatoes:
A ferramenta JCLOZE cria exercícios de preenchimento de espaços (gap-fill exercises). Não há número limitado de respostas para cada espaço e o aluno pode pedir uma pista e ver uma letra da resposta correcta. Uma pista específica pode também ser incluída para cada espaço. O número de palavras certas é automaticamente dado no final da actividade. Este tipo de exercício é muito útil para rever o vocabulário e para o reconhecimento de palavras.
JQUIZ cria testes baseados em perguntas. As perguntas podem ser de quatro tipos diferentes, incluindo perguntas de múltipla escolha, respostas curtas e questões híbridas. Essa ferramenta é útil para revisões, para a apresentação de conteúdos novos e para uma auto-avaliação do próprio progresso.
JCROSS apresenta actividades por meio de palavras cruzadas que podem ser completadas online. Uma ajuda pode ser utilizada quando o aluno sentir necessidade de uma pista. A cada solicitação de ajuda é dada uma letra da palavra. Essa ferramenta pode ser bem utilizada na revisão de vocabulário e de definições.
JMIX cria exercícios com palavras desordenadas e o aluno tem de as colocar na ordem certa para formar uma frase. É possível especificar várias respostas correctas baseadas nas palavras e na pontuação. Uma ajuda está também disponível aqui, se for necessário.
Os exercícios realizados com JMATCH combinam duas colunas com exercícios de associação: uma lista de itens fixos aparece à esquerda (figuras ou texto) e itens desordenados à direita. JMATCH pode ser usado para combinar vocabulário com figuras ou com traduções, ou para ordenar frases para formar uma sequência ou uma conversação. Quanta mais imaginação melhor…

O freeware Hot Potatoes é livre para ser usado, desde que o utilizem com finalidade educacional ou em instituições educacionais que não visem lucro. O registo (grátis) é necessário para aceder ao programa e usar todos os seus modelos.

O programa educacional Hot Potatoes fornece o suporte para a elaboração de exercícios e ao professor cabe pensar no conteúdo que pretende abordar, os objectivos que pretende alcançar e as opções de exercícios disponíveis. A eficácia do material didáctico produzido por meio do programa depende da habilidade do professor de elaborar actividades adequadas ao conteúdo estudado e ao nível de conhecimento de seus alunos. Se tal facto coloca sobre o professor a responsabilidade a respeito do grau de eficácia dos exercícios, por outro lado proporciona a liberdade de produzir actividades relevantes e de acordo com as necessidades, dificuldades e conhecimento prévio de seus alunos.

Os módulos criados com o programa podem ficar armazenados no computador, em CD ou disponibilizados na Internet.
É interessante colocar os módulos dos exercícios na Internet, permitindo assim que o aluno os aceda em qualquer altura e lugar.

Plano de aula:
O material pedagógico foi produzido para o ensino de língua Inglesa, aula de 12º Ano.

Além dos exercícios interactivos feitos no computador, serão usados textos e exercícios em suporte de papel e/ou whiteboard ou quadro interactivo.
Com estes exercícios do Hot Potatoes pretende-se trabalhar o vocabulário e a gramática. Os exercícios foram disponibilizados numa página Web e podem ser acedidos na escola ou pelo aluno em sua própria casa.


http://www.prof2000.pt/users/ammpc/ccdi/ingles_tti2/
A sequência será a seguinte, em função dos conteúdos que têm de ser dados:

Uma aula com Gap-fill exercise, com phrasal verbs:
http://www.prof2000.pt/users/ammpc/tti2/TTI2_phrasalverbs_gaps.htm
E ainda um outro Matching exercise, com phrasal verbs:
http://www.prof2000.pt/users/ammpc/tti2/matching_phrasal_verbs.htm

Outra aula com exercícios relativos a vocabulário:
Dois Matching exercises com vocabulário sobre gíria:
http://www.prof2000.pt/users/ammpc/TTI2/TTI2_matching_giria.htm
e
http://www.prof2000.pt/users/ammpc/TTI2/TTI2_matching_giria1.htm
E um Multiple choice exercise ainda com vocabulário sobre gíria.
http://www.prof2000.pt/users/ammpc/TTI2/TTI2_multiplechoice_giria.htm

Será configurada a caixa do correio do professor e, assim que os alunos terminarem o exercício, para além de terem a informação imediata do resultado, o mesmo será enviado automaticamente para o professor.

Sem comentários:

Enviar um comentário