A minha Lista de blogues

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cibercultura

Cibercultura – Pierre Levy
Pierre Levy, filósofo da informação que se ocupou em estudar as interacções entre a Internet e a sociedade, criou a expressão Cibercultura para sintetizar o mundo digital centralizando múltiplos usos. Desta forma, a palavra ou texto deixava de ser apenas um agrupamento de letras e passava a adoptar elementos como desenhos, vídeos, gráficos, músicas, permitindo melhorar a comunicação.
No livro Cibercultura, Pierre levy apresenta três princípios fundamentais para o programa da Cibercultura: a interactividade, as comunidades virtuais e a inteligência colectiva.
Levy afirma que para a cibercultura a interacção é sempre preferível ao isolamento, estando esta interactividade num contínuo crescendo sem fronteiras.
O segundo princípio prolonga o primeiro já que o desenvolvimento das comunidades virtuais se apoia na interactividade. Uma comunidade virtual baseia-se em interesses comuns, num processo de cooperação ou de troca, distanciado de espaços geográficos.
O terceiro princípio, da inteligência colectiva, seria a sua perspectiva espiritual, sendo a sua última finalidade.
Uma das principais mudanças operada na nossa sociedade, foi a de perceber que poderá haver mundos paralelos que permitem ao utilizador ter novas experiências, como por exemplo na realidade virtual, que permite interactividade, sendo a distância totalmente ultrapassada com plataformas digitais, como por exemplo o Second Life.
Conclusão: cibercultura será resultado da evolução do conceito de cultura e uma nova abordagem com recurso às ferramentas digitais.

Sem comentários:

Enviar um comentário